Biodiesel

A Brasil Ecodiesel registrou prejuízo de R$ 28,9 milhões no terceiro trimestre de 2008, revertendo o lucro de R$ 1,09 milhão do mesmo período do ano passado. Apesar do desempenho negativo, os executivos da companhia acreditam que a reestruturação de 82,65% do endividamento financeiro em dívidas de longo prazo pode resultar na recuperação da empresa.

O faturamento 53,7% acima do trimestre anterior foi obtido após a conclusão da operação de financiamento.

"Trabalhamos na recomposição do nosso capital de giro para fazer face à nossa capacidade de produção", disse José Aguilera, diretor presidente e de relações com investidores da Brasil Ecodiesel.

De julho a setembro, a empresa vendeu 29 milhões de litros de biodiesel, volume considerado aquém da capacidade de produção. "O cancelamento com a posterior entrada na justiça para a entrega do biodiesel nos atrasou em 15 dias e a restrição de capital ainda não nos permite atender nossa capacidade de venda nos leilões", afirmou Aguilera.

Além de ainda enfrentar problemas de restrição de capital, a companhia teve problemas no setor produtivo, com intempéries climáticas e baixa produtividade da mamona, fatores que forçaram a redução no ritmo de expansão da estratégia de diversificação de matérias-primas. "A companhia estuda alternativas para a continuidade do desenvolvimento da estratégia agrícola", destacou Aguilera.

Priscila Machado

Veja mais